home | news

Post

4 Principais operações que você nunca deve ignorar na sua empresa

imagem postagem
10/05/2019

O que são operações de negócios?

Suas operações de negócios incluem qualquer prática que ajude a produzir e entregar seu produto ou serviço. Mas de certo modo, as operações de negócios da sua empresa sempre envolverão seus sistemas, processos, tecnologias ou pessoal. Essas quatro áreas principais mantêm seu negócio funcionando sem problemas e permitem gerar renda.

O gerenciamento bem-sucedido de suas operações de negócios envolve transformar materiais e/ou mão-de-obra em produtos e serviços que seus clientes compram, da maneira mais eficiente e lucrativa possível.

Mas lembre-se de que, embora os donos de empresas geralmente se superem em usar os muitos chapéus necessários para executar a maioria das tarefas operacionais, você deve ter cuidado para não trabalhar tanto no seu negócio. Buscar o meio termo é o grande desafio. Saber delegar, como sempre, é crucial.

#Seu Sistema

A eficiência operacional deve ser um dos seus maiores objetivos como empreendedor. Para realizá-lo, muitas empresas aproveitam os conceitos de gerenciamento de sistemas enxutos originados com a indústria de manufatura.

Como o nome indica, um sistema enxuto é uma coleção de processos ou cadeia de eventos que ajuda a maximizar a produtividade (bens criados ou serviços fornecidos) no menor tempo possível - e com o mínimo de desperdício possível.

Desde as linhas de montagem até a prestação de serviços, há muitas maneiras de melhorar sua produção, aprimorando as etapas envolvidas. Mas administrar seus sistemas de negócios de maneira eficaz também significa aperfeiçoar o equilíbrio entre atender à demanda do cliente e permanecer flexível o suficiente para se adaptar às crescentes necessidades de seu mercado.

#Seus Processos

Como as etapas ordenadas que compõem seus sistemas, os processos de negócios basicamente ajudam você a atingir uma meta de produção. A maioria das organizações orientadas para serviços, por exemplo, opera com a ajuda de uma sequência clara de atividades que as levam do fornecimento a um cliente ao fechamento de uma venda.

As principais formas de otimizar seus processos operacionais incluem:

- Procurar maneiras de realizar múltiplas tarefas ou reduzir a duplicação de trabalho, especialmente com a ajuda de tecnologia ou equipamento especializado;

- Reparar atividades fora do padrão;

- Eliminar os possíveis gargalos;

- Melhorar a eficiência dos recursos;

- Documentar seus processos com a finalidade de melhorá-los e treinar novos funcionários.

No interesse do controle de qualidade, considere exemplos apresentados por outras empresas de alto desempenho em seu setor para ajudar a reduzir as imperfeições de produtos ou serviços, avançando seus fluxos de trabalho e canais de comunicação e evitando que pequenas ineficiências operacionais se transformem em grandes - e muitas vezes caro - erros.

Lembre-se, quanto mais definidas e relevantes forem as etapas individuais, mais eficientes e produtivos serão os processos de negócios.

#Sua Tecnologia e Equipamento

Atualmente, grande parte das operações de uma empresa depende muito do aproveitamento de tecnologia ou equipamento - seja para fabricar mercadorias, transportar ou entregar um produto ou serviço acabado, seja para comunicar e comercializar para os clientes.

Importante destacar que estamos na era da Revolução Industrial 4.0, com recursos tecnológicos avançados de neurociência, inteligência artificial, robotização, internet das coisas, dentre muitos outros.

As considerações de eficiência nesta área são mais frequentemente relacionadas a:

- Examinar e comparar os custos de aquisição versus locação de certos tipos de produção ou equipamento de escritório;

- Avaliar a possibilidade de terceirização de tarefas apropriadas (pense em gerenciamento de sites, marketing digital, logística) para profissionais externos;

- Verificar se seus equipamentos são compatíveis para atender a demanda e qualidade requerida;

- Melhorar a eficiência dos recursos; e

- Reexaminar a localização da sua empresa e a necessidade de expansão das instalações.

Você deve reconhecer que uma boa parte do seu tempo pode ser gasto equilibrando vários recursos, como equipamentos e pessoal, com seu orçamento operacional.

#Seus funcionários

O processo de contratação e gerenciamento de pessoal - juntamente com a questão de se chegar lá ou não - é muitas vezes repleto de indecisão e desperdício. Para começar, muitos proprietários de negócios se recusam a pagar despesas extras sem gastar tempo para comparar os custos com qualquer aumento projetado na produção.

É importante pensar em:

- Quais habilidades e tempos de resposta seus processos de negócios exigem;

- Quantos membros da equipe qualificados você precisa para manter seus sistemas funcionando de forma eficiente.

Se você tiver ou decidir contratar funcionários, é fundamental investir neles como faria com qualquer outro ativo comercial. Coloque um pouco de esforço para atrair e contratar o candidato certo para o cargo e, em seguida, tome as providências necessárias para fornecer-lhes o treinamento e a liderança de que precisam para permanecer focados e motivados.

Examinar, planejar e implementar as melhores práticas para operações de negócios requer sua atenção contínua. Mas reavaliar essas áreas de tempos em tempos - e estudar os resultados de quaisquer mudanças ou melhorias feitas - é tão importante para o sucesso a longo prazo.

Ainda que a empresa disponha de bons sistemas, processos recursos tecnológicos e de pessoal, se não tiver um planejamento estratégico, visão de mercado, conhecimento de gestão e finanças, não agir tempestivamente e não saber tomar as decisões de forma corretas, a empresa sofrerá grande impacto negativo, resultando em prejuízos, perda de espaço no mercado, dentre outras consequências.

Confira como a CLG Engenharia Consultiva pode te ajudar. Veja nossos serviços de gestão.

veja também

Artigos

O que é planejamento de obras e por que ele é tão importante?

Essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, o planejamento de obras é a etapa mais importante de um projeto construtivo, pois prevê falhas e evita possíveis prejuízos.

Artigos

Qual a importância do planejamento e controle de obras em um empreendimento?

Ao contrário do que parece, o planejamento e o controle de obras vão muito além de prever datas e prazos em projetos de engenharia civil. Saiba mais.

Instagram

CONHEçA A EMPRESA

Faça o download da apresentação e portfólio da CLG