home | news

Post

Reestruturação de empresas: desafios do processo em um cenário de baixo crescimento econômico

imagem postagem
28/01/2020

Acompanhar as incertezas do atual cenário econômico brasileiro é um desafio constante para a maior parte das empresas. Por isso, muitas delas e, inclusive, organizações capitalizadas, recorrem a processos de reestruturação de empresas ou até mesmo recuperação judicial: uma adaptação necessária para garantir a sobrevivência de negócios de diversos setores.

Sua empresa vem sentindo as consequências da instabilidade da economia no Brasil e já não sabe o que fazer para aumentar as perspectivas de crescimento e retorno de investimento? 

Então, este pode ser o artigo ideal para você. Nele, vamos mostrar os desafios da reestruturação de empresas e como esse processo pode ser vital para a perenidade dos negócios. Fique por dentro!
 

5 desafios da reestruturação de empresas no Brasil


Embora a economia do país apresente perspectivas de melhorias, ainda cresce a passos lentos. Entenda melhor sobre quais são os desafios da reestruturação de empresas instaladas no Brasil dentro desse cenário:

1. Diminuição da atratividade para investimentos no país

Influenciada pelo baixo crescimento, baixo desempenho industrial, casos de corrupção, inflação acima da meta e elevação do custo de insumos, a diminuição da atratividade para investimentos em empresas do Brasil se faz ainda mais presente ano a ano. 

2. Redução da demanda interna

Com a expectativa de redução na expansão de estoque de crédito e aumento do endividamento de famílias brasileiras, a demanda interna também é impactada. Com isso, a necessidade de adaptação das empresas perante as adversidades e novas exigências do mercado se torna obrigatória.

3. Inflação alta

Outro desafio que esbarra na continuidade das atividades empresariais é a inflação no país. Em 2019, a inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o ano em 4,31%. Uma taxa superior aos 3,75% vistos em 2018. Os dados foram divulgados em janeiro de 2020, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com o aumento da inflação, entretanto, sobem os preços praticados pelo mercado e cai o poder de compra dos consumidores. O que também dificulta o cálculo econômico e traz ineficiência, prejudicando a tomada de decisões em um cenário de incertezas.

4. Baixo crescimento do PIB

Mesmo sendo um sonho distante, existe uma forte expectativa por parte das empresas pela retomada da atividade econômica no país. Com a divulgação dos dados do terceiro trimestre de 2019, muitas delas voltaram a sonhar com o desenvolvimento. 
Este ano, porém, a Organização das Nações Unidas (ONU) já previu um crescimento de apenas 1,7% para o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. O valor é menor que o previsto pelo governo federal e também pelo mercado financeiro, que espera 2,3%. Por outro lado, é esperado como uma consequência do aumento da confiança das empresas.

5. Baixo investimento em infraestrutura

Embora o investimento em infraestrutura no Brasil tenha sido de R$ 133 bilhões em 2019, precisaria render mais que o dobro para ampliar e garantir a manutenção da infraestrutura, um ponto fundamental para que o país possa acelerar o desenvolvimento econômico e, com isso, melhorar as perspectivas empresariais em diversos setores.
 

Então, qual é a importância da reestruturação de empresas para negócios em dificuldade?


A combinação dos desafios que as empresas instaladas no Brasil têm pela frente exige a busca por soluções completas e sustentáveis. Afinal, em um ambiente com baixo crescimento da economia, é preciso alinhar as condições empresariais com as novas realidades do mercado, o que só é possível, em muitos casos, com a reestruturação de empresas.

Com a ajuda de práticas modernas de gestão, é implantado processo de reestruturação com a velocidade e a força necessária para que a organização possa se tornar resiliente e enfrentar as dificuldades sem perder tempo, tirando o máximo de proveito dos recursos que estão disponíveis.

Uma oportunidade para olhar para dentro e repensar a estrutura na qual o negócio se baseia. Até mais do que isso: entender o que funciona e o que não funciona dentro do turbulento cenário econômico atual e, assim, promover mudanças estruturais e culturais para alcançar novos resultados.

Com foco na identificação e correção de problemas operacionais, além de um rígido controle de recursos disponíveis em caixa, é com o sucesso de um turnaround que a empresa poderá voltar a gerar os resultados esperados.

Leia também: 12 sinais que é hora do seu negócio passar por um processo de reestruturação

Na CLG Engenharia Consultiva o processo se inicia com um completo diagnóstico da situação atual da empresa, seguido pela elaboração de um plano de ação e alinhamento dos resultados esperados. A reestruturação envolve todas as áreas da organização, ajudando a reduzir custos desnecessários, a melhorar processos, otimizar recursos e alinhar estratégias. 

O resultado é uma empresa mais eficiente, competitiva e resiliente para encarar as adversidades de um cenário cada vez mais desafiador.

Conclusão

Como você pode ver, a reestruturação de empresas não se trata de uma mudança momentânea e sim efetiva. Uma solução para recuperar negócios que perderam a saúde financeira e já não sabem por qual caminho seguir para se reerguer diante da desaceleração econômica. 

Mais do que expansão ou inovação, o principal foco da reestruturação de empresas é a sobrevivência do negócio, oque também pode ser uma medida interessante e eficiente para proteger a empresa de fatores externos como a instabilidade do mercado.

Este conteúdo foi útil para você? Caso surjam dúvidas sobre o processo de reestruturação de empresas ou queira entender como pode ser aplicado junto à sua empresa entre em contato com a nossa equipe. Temos a expertise necessária para tornar seu negócio mais competitivo e perene mesmo em um ambiente desafiador!

veja também

Artigos

Reestruturação de empresas para pequenos e médios negócios: saiba porque ela é importante

Reestruturação de empresas é um processo pelo qual nenhum negócio espera passar, mas que pode ser fundamental para manter suas portas abertas. Saiba mais.

Artigos

Reestruturação de empresas: conheça todas as etapas desse processo

Sua empresa não está mais apresentando os mesmos resultados de antes? A reestruturação de empresas pode ser a solução que você procurava.

Instagram

CONHEçA A EMPRESA

Faça o download da apresentação e portfólio da CLG

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais

Aceitar