home | news

Post

Reestruturação de empresas para pequenos e médios negócios: saiba porque ela é importante

imagem postagem
11/11/2019

Reestruturação de empresas é um processo pelo qual nenhum negócio espera passar, mas que pode ser fundamental para manter suas portas abertas. 

Como uma virada de jogo, se baseia na crença de que não adianta esperar resultados diferentes quando se age sempre da mesma maneira. Para pequenas e médias empresas pode ser o combustível que precisam para ganhar fôlego e identificar novas oportunidades para gerar resultados muito mais sólidos. Um atalho para o sucesso.

Considerando o atual cenário econômico e os desafios que pequenos e médios negócios têm pela frente, as perspectivas de crescimento nem sempre são otimistas. Mas já parou para pensar que a mudança que a sua empresa precisa pode estar agora mesmo, diante de seus olhos?

Para esclarecer as suas dúvidas sobre reestruturação de empresas, continue a leitura deste artigo. Hoje, vamos abordar a importância desse processo e como podemos contribuir para que alcance os resultados esperados. 
 

Como detectar se uma empresa deve passar por uma reestruturação


O principal indício de que um pequeno ou médio negócio precisa passar por um processo de reestruturação de empresas é, sem dúvida, os maus resultados obtidos. Mas embora os sinais de insucesso empresarial pareçam se limitar a isso, podem ser percebidos com antecedência e ganhar ares preventivos para evitar prejuízos futuros.

Conheça os principais sinais de que é hora de considerar a ideia de fazer uma reestruturação de empresas:
 
  • acreditar que os únicos culpados pelos maus resultados do negócio são os fatores macroeconômicos atuais;
  • a empresa está perdendo a credibilidade diante do mercado;
  • despreparo de líderes ou equipe;
  • falta flexibilidade para responder às mudanças de tendências;
  • foram identificadas alterações indevidas em saldos de inventários, fraudes contábeis ou práticas de corrupção;
  • não se tem uma missão clara de negócio;
  • endividamento aumentou;
  • o plano de negócios está fora da realidade do mercado;
  • o turnover e absenteísmo se elevaram;
  • os custos aumentaram de forma desproporcional;
  • os resultados financeiros e contábeis estão indo pelo ralo e a empresa percebeu redução de lucro, queda nas vendas ou redução da rentabilidade;
  • perda de clientes e aumento nas taxas de churn acontecem com mais frequência;
  • problemas para desenvolver novos produtos se tornaram rotineiros.

Por que a reestruturação de empresas é tão importante para o futuro de pequenos e médios negócios?


Embora muitos empresários acreditem que a reestruturação de empresas trate apenas de mudanças no contingente de colaboradores, vai muito além disso. Inclui todos os aspectos administrativos, operacionais, econômicos, financeiros, físicos, humanos e jurídicos do negócio. Então, abrange todas as atividades necessárias para que ele funcione.

Considerando que é natural que pequenas e médias empresas cresçam um dia, a reestruturação de empresas as ajudam a se prepararem para conquistar novos estágios de desenvolvimento. Em outras palavras, é o processo que atua como um aliado para que não percam o rumo durante esse momento de virada de chave. 

Com dificuldades geralmente voltadas à gestão de processos e recursos humanos, as pequenas empresas muitas vezes baseiam sua construção na expertise de seus gestores. O problema, no entanto, é que por mais que eles tenham alto nível de conhecimento nem sempre podem contar com uma equipe qualificada e com experiência em gestão.  

Já em empresas de médio porte, os desafios tendem a ser mais estratégicos. Passam por controles orçamentários, gestão de portfólio, planejamento fiscal e até mesmo de produção. Por isso, é preciso adequar a estrutura ao desenvolvimento de médio e longo prazo.

Seja qual for a necessidade e o porte do negócio, a reestruturação de empresas é o melhor caminho quando é a estrutura organizacional que está impedindo seu crescimento. Embora se trate de uma estratégia de alto risco, faz parte da história da maior parte das empresas líderes de mercado.

Um exemplo é a Lego, que perdeu cerca de 300 mil euros por dia em valor de mercado entre 1993 e 2004. Depois de um eficiente processo de reestruturação, restaurou seu core business, otimizou processos e enxugou o portfólio. Em 2013, voltou a figurar entre as maiores fabricantes de brinquedos do mundo.
 

É melhor conduzir uma reestruturação empresarial internamente ou contratar uma consultoria especializada?


Embora a reestruturação de empresas possa ser realizada internamente, o ideal é que seja realizada por alguém de fora da organização. Isso porque, geralmente, o gestor acaba tendo uma visão distorcida da própria realidade. 

Esse é o motivo que leva a maioria dos especialistas em gestão empresarial a recomendarem que o plano de reestruturação empresarial seja conduzido por uma consultoria especializada.
 

Como podemos ajudar


Com alto know-how na condução da reestruturação de empresas de diferentes portes, a CLG Engenharia Consultiva é mais do que uma consultoria: uma parceira de negócio.

A partir da sólida experiência dos nossos sócios, ajudamos pequenas e médias empresas a entenderem onde estão e o que é preciso mudar para conquistar o patamar desejado.

Por meio de um diagnóstico minucioso da situação atual da empresa, atuamos lado a lado do cliente para decidir quais planos de reestruturação e recuperação são mais indicados. 

Feito isso, apresentamos um plano de ação adequado às necessidades e à estrutura do negócio. Após o alinhamento de expectativas, passamos para o trabalho de envolver todas as áreas de empresa para esse reposicionamento e, assim, implementar o plano sugerido.

Mostramos, passo a passo e etapa por etapa, o que deve ser feito para otimizar recursos, reduzir custos desnecessários, melhorar os controles, estabelecer indicadores de gestão, melhorar processos, otimizar a gestão empresarial e tornar a empresa mais eficiente e competitiva. Todo o processo é conduzido com transparência, rapidez e segurança. Uma mudança profunda e necessária para impulsionar pequenas e médias empresas ao sucesso.

Muitas vezes, é nos momentos de crise que se encontram as maiores oportunidades. Nós estamos aqui para ajudar empresas a encontrá-las mais facilmente e a saber como aproveitá-las da melhor forma possível.

Espero que este artigo seja útil para ajudar seu negócio a conquistar novos rumos e a se destacar mesmo diante das turbulências da economia nacional. Fazer um vôo mais alto e rápido está a um passo de você. 

Se surgir qualquer dúvida sobre reestruturação de empresas deixe seu comentário neste artigo ou entre em contato diretamente com a nossa equipe de especialistas! Conte com a nossa expertise para descobrir como virar o jogo!

veja também

Artigos

Reestruturação de empresas: entenda por que ela pode ser vital para o seu negócio

Mais do que uma ferramenta para contronar a crise, a reestruturação de empresa é o caminho para manter as portas abertas.

Artigos

Como elaborar uma proposta técnica para o seu projeto de obra

Para participar de uma concorrência ou para a preparação da execução de obras, a certeza é uma só: o contratante vai exigir uma proposta técnica para o projeto de obra.

Instagram

CONHEçA A EMPRESA

Faça o download da apresentação e portfólio da CLG