home | news

Post

12 motivos para contratar uma empresa de engenharia consultiva para suas obras

imagem postagem
18/06/2019

Atender aos desafios envolvidos no gerenciamento de obras de construção civil exige atenção, conhecimento técnico, contratual e desenvoltura. Afinal, além de estruturar um bom projeto é necessário atender às normas técnicas e legais cabíveis, cumprir as determinações do contrato, gerir riscos e garantir a segurança do usuário final.

Responsabilidades que ficam ainda maiores quando é preciso lidar com vários contratos e se desdobrar para atender com qualidade a cada um deles. É aí que entra em cena a engenharia consultiva, uma aliada para o aumento da eficiência da gestão de projetos.

Já pensou em colocar um especialista no canteiro de obras para representar sua empresa durante todas as etapas do empreendimento? 

Ou ainda tem dúvidas se terceirizar a gestão é um custo que realmente vale a pena?

Preparamos este artigo para te mostrar por que contratar uma empresa de engenharia consultiva para suas obras de construção civil. Uma oportunidade para entender quais benefícios ela pode trazer para os seus projetos e esclarecer todas as suas dúvidas.

Fique por dentro!
 

1. A engenharia consultiva atende a vários tipos de projetos de construção


Beneficia não só projetos de infraestrutura como também comerciais, de energia, industriais, residenciais, de saneamento e transporte, dentre outras. Assim, contribui com o sucesso de obras de construção civil dos mais diversos fins. 


2. Com o apoio dela, suas obras tendem a ficar dentro do custo, escopo e prazo previstos


Como um setor estratégico da engenharia civil, a engenharia consultiva ajuda sua empresa a aplicar as melhores práticas de gestão. O que envolve estudos de viabilidade, além da fiscalização, gerenciamento e supervisão das obras.

Com isso, persegue o cumprimento dos prazos previstos em contrato. Pode, inclusive, reduzi-los através de controles, indicadores e relatórios gerenciais sobre a evolução física e financeira de cada projeto.


3. Sua empresa ganha com a expertise de profissionais multidisciplinares


É uma solução interessante para empresas que não têm como formar sua própria equipe de engenharia consultiva. 
 
Você tem acesso a um time de profissionais altamente capacitados e especializados para realizar seu projeto com excelente custo-benefício.
 
Atuando em prol do empreendimento, os engenheiros consultivos têm expertise para lidar com a natureza das obras atendidas. Então, mesmo que a sua empresa não possua recursos humanos em quantidade suficiente, pode terceirizar todas as etapas da obra.


4. Otimiza seu tempo para que foque em outras necessidades de seu projeto


Contar com a assessoria de uma empresa de engenharia consultiva tira das costas da sua empresa a responsabilidade da gestão de projetos. Isso porque, a partir do momento que você contrata o serviço é a empresa contratada que passa a contratar recursos humanos, fornecedores, prestadores de serviços e insumos.

Uma vantagem principalmente para empresas que não dispõem de tempo e conhecimentos aprofundados em gestão de projetos.
5. Atende às normas técnicas e legais de construção civil
Sabe o tempo que sua empresa perde ao ir em órgãos públicos e preencher formulários? Com a terceirização do trabalho toda a parte burocrática da construção pode ficar com a empresa de engenharia consultiva.

Passa a ser responsabilidade dela fazer auditorias para aferir se todos os procedimentos pré-estabelecidos estão sendo cumpridos. Ou seja, você também terceiriza a preocupação com regularizações para que suas obras sejam realizadas sem infringir as leis e a justiça.

E fica encarregado apenas de assinar documentos e receber relatórios sobre o andamento das construções.

6. Facilita as tomadas de decisão


A engenharia consultiva integra todos os processos e empresas em todas as fases do empreendimento. Com isso, dá apoio às contratações, suporte técnico para as tomadas de decisão e embasamento para antecipar problemas.

7. Antecipa problemas e mitiga riscos


Com a assessoria de engenheiros altamente capacitados para a realização de estudos técnicos preliminares é possível prever cenários e gerenciar riscos. 

Suas obras de construção civil ficam longe de atrasos, falta de liberações de frentes de serviços, fraudes, interferências, problemas contratuais e retrabalhos.

Quem ganha com isso? Suas implantações, colaboradores, usuários dos empreendimentos construídos e, claro, sua empresa. 

As obras passam a ser executadas com mais economia, qualidade técnica e segurança.
 

8. Garante o cumprimento do contrato e facilita as reivindicações contratuais, caso sejam necessárias


Quem trabalha com construção civil sabe que cada contrato envolve uma série de cláusulas, especificações e requisitos. Com a ajuda de engenheiros consultivos sua empresa ganha a segurança de cumprir todas as exigências. E, inclusive, pode gerenciar melhor os contratos e reduzir os riscos de pleitos (claims).
 

9. Reduz os custos de execução de obras de construção civil


Além de prevenir perdas financeiras e resultados indesejados, também afasta a possibilidade de ações judiciais.

Mesmo que pareça um custo em um primeiro momento, contratar uma empresa de engenharia consultiva é um investimento que traz ótimos resultados a longo prazo. Sua equipe pode reduzir o uso de materiais, de mão-de-obra qualificada, entre outros fatores financeiros. 
 

10. Torna o resultado final satisfatório para o contratante e usuário final


Com a engenharia consultiva, todos os projetos passam a ser avaliados por diferentes aspectos, estudos e previsões, o que aumenta a satisfação do contratante da obra e do próprio cidadão.
 

11. Prolonga a vida útil de cada projeto


A partir do acompanhamento das obras de construção civil, auditorias e estudos as necessidades de manutenções são reduzidas. Então, a durabilidade dos projetos executados é prolongada.
 

12. É um investimento com retorno garantido e não apenas um custo a mais


Com todos os benefícios que vimos até aqui é possível concluir que a engenharia consultiva é um investimento com retorno garantido. 

Mesmo que represente um custo além do previsto, traz inúmeros benefícios. Ganhos que não se refletem apenas na redução de custos e na economia de tempo, mas na qualidade e na implantação dos projetos, bem como na minimização de riscos que podem inviabilizar financeiramente o projeto. 

Previne problemas que poderiam custar muito mais, como abandonos, acidentes, atrasos e furos no orçamento, consequências capazes até mesmo de inviabilizar a conclusão dos empreendimentos.

Percebeu que está precisando de ajuda para realizar obras de construção civil com sucesso? Nossa equipe está à disposição para ajudar a sua empresa a conquistar os resultados esperados. Clique aqui para entrar em contato com a gente!

Se preferir, ligue para nós (11) 3230-9360 ou envie um e-mail para contato@clgengenhariaconsultiva.com.br

O sucesso das suas obras de construção civil também é o nosso. Torne a engenharia consultiva uma aliada dos seus próximos projetos e vá ainda mais longe! 

veja também

Novidades

Desvendando os Segredos dos Projetos de Fundações e Estruturas: Como a CLG Engenharia Consultiva Pod

Desvendando os Segredos dos Projetos de Fundações e Estruturas: Como a CLG Engenharia Consultiva Pode Transformar seu Projeto em Realidade

 

Novidades

Maximize os Resultados do Seu Projeto com uma Estratégia Eficiente de Reivindicação e Pleitos (Claim

Maximize os Resultados do Seu Projeto com uma Estratégia Eficiente de Reivindicação e Pleitos (Claims)

 

Instagram

CONHEçA A EMPRESA

Faça o download da apresentação e portfólio da CLG

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais

Aceitar