home | news

Post

A importância da manutenção das obras de construção

imagem postagem
10/05/2019

A importância dos planos de manutenção preventiva

Manter uma infraestrutura é um grande trabalho e que não deve ser desconsiderado. Entretanto, a implementação de um Plano de Manutenção Preventiva, além de evitar riscos prolongará a vida útil das construções por mais tempo.

A implementação de uma estratégia de manutenção preventiva certamente reduzirá os custos operacionais, aumentará a vida útil da obra e permitirá maior eficiência.

Para sua implementação, faz-se necessário estabelecer um check-list, por especialistas da área, definindo quais os elementos que deverão ser verificados, quais os critérios de aceitação, periodicidade, grau de risco, ações imediatas, etc.

Tais informações precisam ser registradas, informatizadas em um sistema de controle e alerta, estabelecer as prioridades, especialmente com situações emergenciais, que estejam ou que possam vir a gerar riscos.

A manutenção corretiva obviamente é a maneira mais custosa com relação às operações de uma construção e consequências de eventual acidente, de modo que é de extrema importância estabelecer um plano de manutenção preventiva para manter seus sistemas funcionando permanentemente com eficiência.

Imaginem o trânsito e transtorno no local deste acidente, a interferência na linha de trem da CPTM, o quanto gera de prejuízo em uma cidade onde tempo é dinheiro, por ser a propulsora de negócios para o desenvolvimento do país. 

Rotina é chave

Aderir aos cronogramas de manutenção recomendados, bem como às inspeções regulares, é um passo importante para a manutenção adequada. Para que a manutenção seja mais eficaz, ela deve ser organizada por meio de um programa de manutenção cíclica. No nível mais básico, isso inclui rotinas diárias, e trabalha para para programas periódicos de rotinas semanais, quinzenais, mensais, semestrais, anuais e assim por diante.

Profissionais habilitados e especializados, como engenheiros e técnicos, podem se envolver para inspecionar defeitos estruturais e outros defeitos graves e o plano de manutenção a longo prazo pode e deve ser revisado e atualizado sempre que necessário.

Fatores críticos para evitar incidentes ou acidentes

Além das manutenções preventivas, outros fatores são imprescindíveis para que sejam evitados incidentes ou até mesmo acidentes, tais como: a contratação de profissionais e/ou empresas habilitadas, elaboração de projetos com qualidade, execução em conformidade com os projetos executivos validados e em conformidade com as normas técnicas vigentes, dentro dos padrões de segurança, seguindo as boas práticas de engenharia e adquirindo materiais homologados.

Nós da CLG Engenharia Consultiva, administramos sua obra enquanto ela está acontecendo, priorizando a qualidade, segurança, otimização e eficiência.

Confira como a CLG Engenharia Consultiva pode te ajudar. Veja em nosso site os serviços de gestão disponíveis.

veja também

Novidades

Desvendando os Segredos dos Projetos de Fundações e Estruturas: Como a CLG Engenharia Consultiva Pod

Desvendando os Segredos dos Projetos de Fundações e Estruturas: Como a CLG Engenharia Consultiva Pode Transformar seu Projeto em Realidade

 

Novidades

Maximize os Resultados do Seu Projeto com uma Estratégia Eficiente de Reivindicação e Pleitos (Claim

Maximize os Resultados do Seu Projeto com uma Estratégia Eficiente de Reivindicação e Pleitos (Claims)

 

Instagram

CONHEçA A EMPRESA

Faça o download da apresentação e portfólio da CLG

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais

Aceitar