home | news

Post

Como elaborar uma proposta técnica para o seu projeto de obra

imagem postagem
27/11/2019

Seja para participar de uma concorrência ou para a preparação da execução de obras, a certeza é só uma: o contratante vai exigir uma proposta técnica para o projeto de obra

Esse tipo de documentação é o suporte que o cliente vai ter para analisar o know how e as informações sobre as prestadoras de serviço e, com base na planilha orçamentária e nas próprias expectativas, aceitar aquela que melhor atenda às suas necessidades.

Mesmo sendo conhecida como uma documentação complexa, a proposta técnica tem como objetivo detalhar ao cliente como se daria a prestação do serviço de construção do empreendimento em questão. Então, deve ser clara, consistente e ao mesmo tempo técnica e inteligente. Mas, ao contrário do que parece, não é tão simples de fazer.

Em geral, toda empresa passa pelos mesmos desafios para poder elaborar uma proposta técnica compatível com as necessidades do projeto de obra. O principal deles é, sem dúvida, a falta de instruções sobre como escrever o documento. 

Importante mencionar que mesmo que o cliente não exija, se a empresa não realizar um estudo técnico, definindo a metodologia, plano de ataque à obra, logística, dimensionamento de recursos, planejamento e cronograma, o orçamento poderá estar comprometido.

Por esse motivo, preparamos este post com dicas para melhorar o processo de elaboração da proposta técnica na sua empresa. 

Acompanhe!
 

10 dicas para elaborar uma proposta técnica consistente para o seu projeto de obra


Confira algumas boas práticas básicas para desenvolver propostas técnicas mais assertivas e compatíveis com as necessidades do contratante:
 

1. Demonstre ter pleno conhecimento do problema


Estude o projeto, faça uma visita ao local, explore os problemas e as dificuldades a serem enfrentadas, entenda a necessidade do cliente. Demonstre que você conhece o local, o projeto, as necessidades, o que deve ser feito para atender o cliente.
 

2. Demonstre a expertise da construtora para executar o objeto do contrato


Forneça informações sobre os serviços similares que já foram realizados pela empresa, isto é, atue como um material de divulgação da própria proponente.
O ideal é que contenha também sugestões de melhoria para os projetos expostos pelo contratante para surpreender a audiência e se diferenciar da concorrência.
 

3. Esclareça todas as dúvidas


Sempre que necessário, esclareça as dúvidas junto ao cliente. procure fazer os questionamentos de maneira formal. Se necessário realize nova visita técnica ao local, verifique as condições locais, as eventuais interferências, a infraestrutura disponível, etc.
 

4. Detalhe ao máximo os requisitos do projeto


Uma proposta técnica não pode ser genérica a ponto de colocar o contratante em dúvida sobre os requisitos do projeto. Ambiguidades devem ser evitadas. Assim, a proposta deve atender a especificidade daquele projeto.
 

5. Esclareça todas as dúvidas


Sempre que necessário, esclareça as dúvidas junto ao cliente. procure realizar uma nova visita ao local da obra, entender o escopo, verificar as condições de trabalho, as eventuais interferências, infraestrutura existente, etc. 
 

6. Estabeleça as premissas


Com base nas informações coletadas e dúvidas esclarecidas, defina as premissas, os limites de fornecimento, o horário de trabalho, a produtividade, etc. 
 

7. Apresente uma metodologia de trabalho


Estude, elabore e apresente uma metodologia e plano de trabalho, descrevendo o escopo, o método construtivo, o plano de ataque à obra, a logística, os recursos, a sequência de como serão realizados os trabalhos através de cronograma físico definindo o prazo total, as etapas e atividades, um plano de suprimentos, plano de comunicação, processos de aprovação de projetos, controle e garantia da qualidade, aspectos de segurança, gestão de riscos. 
 

8. Informe os recursos que serão utilizados


Faça uma lista de recursos que serão mobilizados para este projeto, tanto de mão-de-obra direta, indireta e equipamentos. Apresente um histograma de recursos, de forma a identificar as funções e prazos de permanência. Relacione ainda os recursos de tecnologia, mobiliário, de transporte, de comunicação, softwares, etc.
 

9. Especifique os materiais e a garantia


Demonstre claramente a especificação dos serviços e materiais a serem fornecidos e quais os prazos de garantia.
 

10. Faça uma revisão da proposta


Considerando a complexidade de uma proposta, é importante que seja efetuada uma revisão de forma a verificar a compatibilidade das informações, o atendimento integral aos requisitos e prazos estabelecidos pelo cliente, bem como a aderência ao respectivo orçamento e proposta comercial.

Como você pode ver, em resumo: a proposta técnica deve ser agradável aos olhos e não deve conter ambiguidade e sim se antecipar ao responder possíveis dúvidas que o leitor possa ter.
 

Em quais situações uma empresa deve terceirizar a elaboração da proposta técnica?


Podemos dizer que existem duas situações nas quais é recomendado buscar ajuda externa de uma empresa especializada para elaborar a proposta técnica:
 

1. Quando a empresa proponente não tem conhecimento técnico suficiente


Elaborar uma proposta técnica requer conhecimentos técnicos e multidisciplinares. Isso porque funciona como material de comunicação sobre a capacidade de realização do trabalho proposto e um anexo contratual da transação comercial. 

Técnicos, porque deve ser um documento auxiliar para a orçamentação do projeto e sugerir soluções para problemas apresentados pelo cliente.

E multidisciplinares, por envolver diversos conhecimentos que se completam, tais como arquitetura, obras civis, instalações elétricas e hidráulicas, infraestrutura, estrutura, drenagem, instalações mecânicas, etc.
 

2. Quando não tem tempo e recursos de mão-de-obra para elaborar o documento internamente


Além do conhecimento técnico e multidisciplinar, a elaboração de uma proposta técnica para um projeto de obra também consome uma quantidade significativa de tempo e de recursos. Em grande parte das vezes, a empresa não dispõe de tempo, por estar com outros projetos em andamento, ou não dispõe de mão-de-obra multidisciplinar.

As empresas proponentes precisam se dedicar para escrever e organizar seu conteúdo de maneira clara e lógica. Já as empresas contratantes precisam analisar o que cada proposta técnica diz e selecionar a melhor delas.
 

Por que deixar a proposta técnica do seu projeto de obra com a CLG Engenharia Consultiva?


Para otimizar tempo e evitar problemas com a elaboração de uma proposta técnica para um projeto de obra sua construtora pode terceirizar o serviço com a CLG Engenharia Consultiva. 

Com profissionais multidisciplinares e experientes em atender às exigências de cartas convites e editais, trabalhamos para melhor atender às necessidades de cada projeto. Oferecemos soluções inteligentes em gestão e engenharia para agregar valor aos clientes e alavancar resultados financeiros. 

Precisa de ajuda? É só entrar em contato com o nosso time. Estamos à disposição para ajudar sua empresa a elaborar propostas técnicas para projetos de obra com consistência, qualidade e eficiência. Mais do que consultores, somos parceiros para a geração de resultados positivos e a construção de um relacionamento de confiança com o seu contratante. Conte com a nossa expertise!

veja também

Artigos

Projeto de obras públicas: como a engenharia consultiva pode ajudar no processo de licitação

Quer ter menos custos e impactos negativos para os seus próximos projetos de obras públicas? Este conteúdo é para você.

Novidades

Desvendando os Segredos dos Projetos de Fundações e Estruturas: Como a CLG Engenharia Consultiva Pod

Desvendando os Segredos dos Projetos de Fundações e Estruturas: Como a CLG Engenharia Consultiva Pode Transformar seu Projeto em Realidade

 

Instagram

CONHEçA A EMPRESA

Faça o download da apresentação e portfólio da CLG

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais

Aceitar